13 de novembro de 2018

3 dicas para obter sucesso nas vendas de sistemas fotovoltaicos

A produção de energia solar é um mercado em franca expansão. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima-se que cerca de 800 mil residências no Brasil estarão produzindo a própria energia elétrica por meio de fonte solar até 2024.

Para ser bem-sucedido nesse mercado, que deve movimentar cerca de 100 bilhões até 2030, segundo a Aneel, é preciso saber transmitir com clareza e credibilidade os já comprovados benefícios da energia fotovoltaica. Isso exige que o integrador torne-se um verdadeiro consultor ao cliente. É por esse motivo que a NHS realiza periodicamente treinamentos voltados aos integradores. Eles são os profissionais responsáveis por levar ao cliente todos os benefícios do sistema fotovoltaico.  Por isso, damos ênfase a três pilares. Eles, segundo nossa experiência, farão com que o integrador possa ganhar dinheiro com energia solar. São eles:

Argumentação técnica

O assunto energia solar ainda é uma área recente. Ao mesmo tempo distante do dia a dia dos potenciais consumidores. Por isso, demanda conhecimento profundo do integrador. Ele deve tirar todas as dúvidas do cliente, saber abordar com eficiência e eficácia os benefícios do sistema, bem como desmistificar possíveis objeções.

O integrador parceiro da NHS que passa pelo treinamento sai preparado para enfrentar eventuais objeções, comparações e questionamentos sobre valores e custo. Isso só é possível se há conhecimento profundo dos produtos, do sistema e do mercado.

Capacidade comercial

Embora muitos profissionais sejam da área técnica e entendam do produto, nem sempre isso se traduz em fechamento de vendas. Enquanto os aspectos técnicos sejam de domínio para quem é expert no assunto, o desafio maior é praticar o convencimento ao cliente final. Por isso, os integradores recebem treinamento específico que os aproxima dos consumidores, falando a linguagem do cliente. E isso não se restringe apenas à forma de se comunicar. Mas os capacita a estarem abertos ao que o cliente quer saber, como quer ser atendido, além de técnicas de negociação e de enfrentamento às objeções.

Resiliência e criatividade

O mercado de energia solar exige dos integradores a capacidade de ouvir muito “não” até ouvir um “sim”. A isso chamamos de resiliência, que é a capacidade de se recobrar de eventuais negativas. Porém, com a capacitação comercial e a capacitação técnica dos treinamentos NHS, o objetivo é minimizar as chances de o cliente se negar a fechar vendas. Isso porque, quando o potencial consumidor sente no integrador a segurança na informação transmitida, o conhecimento aprofundado do produto e os benefícios gerados, as chances de conseguir converter vendas é muito maior. Por isso, quem atua nesse ramo, precisa estar aberto a usar da criatividade, da ousadia e da inovação. Aprendendo com o mercado e explorando novas possibilidades que aparecem pelo caminho.

Após os treinamentos e todo apoio prestado pela NHS aos empreendedores, a missão é partir para o mercado com a bagagem técnica e comercial necessária para o convencimento do cliente final.

Ficou interessado e quer ganhar dinheiro como integrador da NHS Solar? Fale conosco.



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