26 de junho de 2018

Energia solar é a maior empregadora de energia renovável

Tags: Energia Solar, Painel Fotovoltaico, Tecnologia e Desenvolvimento, Sustentabilidade, Fonte de Energia, Inversor Solar.

 

Segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável,  (IRENA), o setor de energia renovável criou mais de 500.000 novos empregos em todo o mundo em 2017. Portanto, um aumento de 5,3% em relação a 2016.

A 5ª edição do Renewable Energy and Jobs – Annual Review, lançado recentemente na Reunião do Conselho da IRENA em Abu Dhabi, por fim mostra que o número de pessoas empregadas no setor, inclusive em grandes hidrelétricas, está atualmente em 10,3 milhões, ultrapassando pela primeira vez a marca dos 10 milhões.

Para IRENA, o setor de energia solar fotovoltaica continua sendo o maior empregador entre todas as tecnologias de energia renovável,  em suma, aproximadamente 3,4 milhões de empregos. Quase 9% a partir do ano de 2016, depois de atingir um recorde de 94 GW de instalações em 2017.

É estimado que a China tenha dois terços dos empregos no segmento de energia solar fotovoltaica.  São 2,2 milhões de pessoas, ou seja,  representa 13% de expansão em comparação ao ano anterior.

Os países, China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão continuam sendo elegidos como os maiores empregadores do mercado de energia renovável no mundo e representam mais de 70% de todos os empregos no setor globalmente, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável – IRENA.

Juntos, os 5 países respondem por cerca de 90% dos empregos em energia solar. A agência IRENA estima que a economia global pode criar até 28 milhões de empregos no setor de energia renovável até 2050.  Por isso, países que possuem políticas e estruturas regulatórias favoráveis ao setor colhem maiores benefícios sociais, econômicos e ambientais.

A energia solar fotovoltaica é uma das fontes que mais gera empregos diretos e indiretos. Segundo representantes do Greenpeace os postos de trabalho criados são na cadeia de produção e instalação dos sistemas solares.

Até mesmo a micro geração distribuída abre vagas de empregos em todas as partes do mundo. Pequenos sistemas fotovoltaicos instalados de 20 MW empregam 600 pessoas. Esse número pode se multiplicar com a instalação das usinas solares contratadas nos leilões. A estimativa é que uma usina solar de 1 GW gere 3 mil empregos.

Segundo Adnan Z. Amin, Diretor Geral da IRENA, a redução dos custos e políticas favoráveis impulsionaram o investimento, similarmente os empregos em energias renováveis em todo o mundo. Porquanto, nos últimos quatro anos, por exemplo, o número de empregos nos setores solar e eólico mais do que dobrou.

Outros estudos mostram que quanto mais crescem os projetos de energia solar no país, semelhantemente, crescem as oportunidades de emprego. Para este ano, estima-se que surjam entre 60 a 99 mil oportunidades de trabalho no setor. Essas oportunidades de emprego deverão ser criadas conforme o desenvolvimento do mercado de energia solar brasileiro.

 

Sobre a NHS Solar:

A NHS Solar é especializada em equipamentos e sistemas fotovoltaicos. Uma marca que já nasce com toda a experiência de 30 anos da NHS. Nossa operação foi projetada colocando você no centro das atenções. Nossos produtos são testados individualmente, possuímos fornecedores de alta qualidade, modelos híbridos, assistência técnica em todo Brasil, produtos certificados para pronta entrega, oferecemos ainda treinamentos gratuitos para o desenvolvimento de sistemas de energia solar, com sustentabilidade e tecnologia.

 



Temas recentes