12 de dezembro de 2019

Como Elon Musk pretende alimentar todo os EUA com Energia Solar

Elon Musk, CEO da Tesla, voltou a falar sobre sua ideia alimentar todo os EUA com Energia Solar. Assim, seu objetivo é de transformar uma área de quase 26 mil quilômetros quadrados de deserto, nos Estados Unidos, em uma gigantesca fazenda solar. Desse modo, seria possível abastecer o país inteiro.

Em uma resposta a um artigo sobre Bill Gates questionando a eficiência da energia solar no Twitter, Musk afirmou que “tudo o que você precisa é de um trecho de 100 por 100 milhas em um canto deserto de Arizona, Texas ou Utah para abastecer todo o EUA”.

Aliás, o empresário falou pela primeira vez sobre a ideia em 2015 e voltou a mencioná-la em 2017. “As baterias necessárias para armazenar energia, para que você tenha carga 24 horas, 7 dias por semana, são 1,6km por 1,6km”, afirmou em 2017.

Elon Musk também se vinculou a um post da University College London. No qual, o pesquisador de energia Andrew Smith fez alguns cálculos e descobriu que uma área de 10 mil quilômetros quadrados poderia gerar cerca de 500 GW com 21% de eficiência. Isso é mais que o consumo médio anual dos EUA, que é de 425 GW.

Porém, esse seria um mega projeto e extremamente custoso. Para cobrir essa área com os painéis solares da Tesla, seriam gastos, aproximadamente, seis trilhões de painéis solares. Ou seja, algo em torno de 24 trilhões de reais, segundo a Popular Mechanics. Mas, mesmo com o alto valor necessário o projeto é possível. Afinal, não seria a primeira vez que Elon Musk surpreenderia a todos com um projeto ousado como este.

Conforme informações do Olhar Digital.

Conheça a NHS Solar.



Temas recentes