6 de março de 2018

Entenda a energia solar: como funciona e benefícios

O que acontece quando a luz do sol entra em contato com os painéis que a absorvem e a transformam em energia? Para explicar como funciona essa conversão, precisamos entender o coração dos sistemas fotovoltaicos: módulos e inversores. Apesar de parecerem termos complicados, o processo de produção da energia solar é mais simples do que você imagina! Vamos conhecê-lo?

 

Como funciona a energia solar

Para gerar energia solar, a NHS fornece os kits completos de geração, que são compostos dos módulos fotovoltaicos, dos inversores e de acessórios.

O contato da luz com os módulos fotovoltaicos produz energia em corrente contínua, que passa por uma caixa de proteção e vai para o inversor – conectado ao quadro de distribuição. Seu papel é transformar essa corrente contínua em corrente alternada, que é a mesma das tomadas de casa. Assim, a energia solar poderá ser utilizada no dia a dia.

A energia gerada desta forma tem uma fração consumida na hora, pelos eletrodomésticos, lâmpadas e máquinas ligados no momento. Seu excedente é enviado para a rede da distribuidora, que em troca fornece créditos para a unidade consumidora abater na sua conta de luz. Quando chega a noite e a geração de energia é interrompida pela falta de luz solar, utilizamos estes créditos gerados durante o dia para o abatimento da energia consumida no período.

 

O medidor de energia bidirecional

Agora você já entendeu como funciona um sistema geração de energia solar. Mas como os créditos gerados são contabilizados pela distribuidora?

O medidor de energia bidirecional tem a capacidade de contabilizar toda a energia que é consumida durante o dia e toda a energia excedente que vai para a rede. Ou seja, ele subtrai o que foi consumido do que foi gerado e calcula a diferença que ficará de crédito para sua casa.

Lembrando que é você quem faz o pedido do medidor à concessionária. O processo, do início ao fim, funciona assim: você contrata uma empresa integradora para projetar o sistema de energia solar ideal para suas necessidades. Esta empresa identifica parceiros confiáveis como a NHS para o fornecimento deste sistema. A partir daí, o integrador compra o kit e apresenta o projeto à distribuidora de energia local. Depois de aprovado, o sistema e o novo medidor são instalados.

 

Os créditos gerados

“Para entender o sistema de créditos, devemos conhecer o sistema de compensação de energia, regulamentado pela ANEEL no decreto 687 de 2015. Essa regulamentação estabelece que toda a energia produzida e não consumida pelo ponto deve retornar em créditos ao consumidor final, que pode usufruir desse direito em até 60 meses”, afirma Francisco Pugnaloni, especialista técnico comercial da NHS.

“Os créditos são válidos ao longo de cinco anos devido à sazonalidade. Normalmente, a geração de energia durante o verão é maior, causando o acumulo de créditos, que podem ser utilizados no inverno, período em que o sistema pode gerar menos energia devido aos dias mais curtos e a luminosidade escassa”, completa Francisco.

Então não se preocupe! Tudo o que você gerou durante o dia na sua casa enquanto estava no trabalho foi contabilizado pela sua distribuidora de energia elétrica, que automaticamente abate das suas próximas faturas, que virão com o descritivo do consumo do mês e os créditos gerados no mês anterior.

 

Payback do investimento em energia solar

O retorno do investimento em energia solar feito nas residências ou comércios acontece a médio prazo, girando em torno de 4 a 7 anos, dependendo do sistema colocado, do custo do integrador e do nível de insolação da região.

Além de ser uma fonte renovável, a energia solar traz economia para a sua conta de luz e é um investimento com payback garantido. Conheça mais sobre os diferenciais dos kits NHS.



Temas recentes