30 de julho de 2018

Procura por placas de energia solar cresce 30% com o período de seca no Tocantins

Com o aumento do consumo em função do calor, moradores buscam alternativas para diminuir a conta. Preço para instalação ainda é bastante alto.

A procura por painéis de energia solar aumenta 30% no Tocantins durante os meses de estiagem. Em Palmas, não chove a quase 100 dias e empresários do setor já sentiram diferença nas vendas. O grande obstáculo ainda é o  investimento necessário para a instalação da tecnologia necessária nas casas.

O militar aposentado Erlan Ramos de Paula conta que precisou desembolsar R$ 67 mil quando instalou os painéis, há cerca de três anos. Apesar do gasto inicial, ele fez algumas substituições no cotidiano para que valesse a pena fazer a troca.

“No âmbito econômico, não gasto mais com gás, porque minhas panelas são elétricas”. Ele decidiu instalar mais 10 painéis além dos 30 que já tinha. “Energia de baixo custo e de forma mais ecológica, né”, comenta.

Além de casas, este tipo de energia também serve para alimentar baterias de flutuantes, por exemplo. Na praia da Graciosa, onde eles ficam ancorados, é cada vez mais comum ver as embarcações abastecidas pela energia do sol.

“Até porque é o momento em que acaba sendo utilizado mais a energia nas residências e até no próprio comércio, consequentemente a conta de energia acaba vindo maior. Então este é o período do ano com maior procura no mercado, pelo menos em projetos”, explica o empresário Erwin Tochtrop.

Fonte: G1



Temas recentes