Energia solar funciona em dias nublados? - NHS Solar skip to Main Content

Energia solar funciona em dias nublados?

Energia Solar Funciona Em Dias Nublados?

Entenda como a energia solar funciona e o quanto ela é eficiente em dias chuvosos e nublados.

Quando o assunto é energia solar, talvez você se pergunte: “mas essa energia é eficiente em dias nublados e de chuva?”. A resposta é: sim, os painéis solares funcionam tanto em dias ensolarados como em dias cinzentos, uma vez que esta tecnologia opera com a incidência dos raios ultravioleta, e não do calor do sol.

A geração de energia fotovoltaica funciona da seguinte forma:

  1. Os painéis solares captam a energia do sol e a transformam em energia elétrica;
  2. O inversor solar transforma essa energia em corrente alternada, que é a corrente elétrica compatível com a rede de nossas casas;
  3. A energia produzida pode ser consumida imediatamente ou acumulada em baterias especiais;
  4. A energia excedente é devolvida para a rede elétrica.

Quando o tempo está fechado a eficiência energética é reduzida, já que o índice de insolação é menor.  Por este motivo, antes de instalar os seus painéis, o profissional contratado deverá estimar a sua necessidade energética e a média de insolação da cidade onde você reside. O cálculo é realizado considerando-se a posição geográfica da instalação, a posição do sol, a duração do dia e a intensidade solar durante todo o ano.

As características do painel fotovoltaico também interferem na eficiência, portanto, investir em sistemas solares de qualidade é fundamental.

Embora a eficiência energética seja reduzida em dias nublados, a carga gerada é suficiente para manter os eletrônicos da sua casa ou negócio funcionando normalmente, pois os painéis fotovoltaicos nunca param de gerar energia durante o dia, mesmo se o sol estiver parcialmente ou totalmente encoberto. O único momento em que o sistema fotovoltaico não consegue gerar energia é durante a noite, pois não há luminosidade suficiente para isso.

Com esse panorama, entendemos que a eficiência da energia solar depende não apenas da incidência dos raios ultravioleta, como também da localização da instalação e da qualidade dos equipamentos utilizados. Vale lembrar que a energia solar é uma das opções mais sustentáveis e econômicas do mercado. Entre em contato e conheça suas vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top