22 de julho de 2019

Energia solar pode crescer mais de 300% até o fim do ano

A geração de energia solar fotovoltaica no Brasil  deve crescer ao patamar de 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada até o fim do ano, conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Assim, o número representa um crescimento de 325% em relação à capacidade atual de 235 MW. A saber, suficiente para abastecer cerca de 60 mil residências.

Para o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, o desempenho dos últimos anos mostra que o setor passou ao largo da crise econômica brasileira. “O crescimento no ano da potência instalada vai ser mais de 11 vezes. Logo, mostra que o setor está em uma fase diferente da economia brasileira. Ainda assim, em um processo lento de recuperação, enquanto esse setor sequer enxergou a crise. Crescemos a 300% ao ano durante os anos de crise. Porém, com esse começo de recuperação continuamos crescendo a taxas elevadas”, destacou Sauaia.

Redução de preços faz o segmento crescer ainda mais.

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil tem permitido ainda a redução de preços para os consumidores. Conforme o presidente da associação, a energia solar fotovoltaica registrou uma importante redução de preços nos últimos anos. Aliás, este tipo de tecnologia se tornou 80% mais barata.

No Brasil já é mais barato, em algumas regiões, gerar a própria energia com a instalação dos painéis solares no telhado do que comprar a energia da rede de distribuição. “Investir em energia solar fotovoltaica não é mais uma decisão puramente ambiental ou de consciência da sustentabilidade, mas acima de tudo, o principal motivo que faz as pessoas investirem nesta tecnologia é economia no bolso e competitividade para as empresas”, ressaltou Rodrigo Sauaia.

A energia solar, tem flexibilidade para ser instalada, tanto nas residências, quanto nas industrias, com a baixa nos preços, a energia solar passou de um sonho, para um senário real, onde é mais vantajoso garar a sua própria energia.

Conheça a NHS Solar.

Conforme informações da Ecoa Energias.



Temas recentes