14 de fevereiro de 2019

Governador do Piauí e empresários da região discutem expansão de Energia Solar no estado

O mercado de energia solar fotovoltaica está em plena expansão em todo mundo. No Brasil, a expectativa é que o setor alcance um crescimento de 300% este ano. Segundo estimativas do Governo Federal, a tendência é que até 2040 este mercado movimente US$ 100 bilhões. A fim de consolidar o setor no Tocantins, o diretor-presidente do Grupo Jorima e filiado à Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Joseph Madeira, participou de reunião com o governador do Piaui, Wellington Dias, a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura Bezerra, e empresários do setor na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

A convite de Joseph Madeira, também participaram do encontro o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Leonardo Sette Cintras, como representante do governador Mauro Carlesse, e o diretor da Sindustrial, Bias Augusto Daré Júnior.

Conquanto, foram apresentados os avanços alcançados pelo Estado do Piauí no setor de energia fotovoltaica. Além disso, foi realizado uma debate acerca de parcerias, tanto com o Governo do Piauí, quanto com empresários que já atuam no mercado em outros estados para fortalecer o setor de energia fotovoltaica no Tocantins. “São parcerias importantes para ampliar a capacidade de produção de energia fotovoltaica no nosso Estado. Logo, vão garantir novos investimentos, gerar emprego e oferecer energia limpa para os tocantinenses”, avalia Joseph Madeira.

O Tocantins, apesar de ter grande potencial de produção de energia fotovoltaica, hoje explora pouco esse mercado. No Ranking Nacional da Geração Distribuída Solar Fotovoltaica, o Tocantins ocupa apenas a 21ª posição. “Sabemos do enorme potencial que o nosso Estado possui na geração de energia fotovoltaica. Por isso acreditamos que em pouco tempo o Tocantins será um dos maiores nesse mercado”, pontuou Joseph Madeira.

Encontro

Na próxima semana, o Grupo Jorima trará a Palmas o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia, e os diretores da Balfar Solar Indústria Fotoelétrica, Antônio de Paula Barbara e Antônio Velasco, para reuniões com o governador Mauro Carlesse, secretários de estados e da Prefeitura de Palmas, para discutir a política de incentivos fiscais para as indústrias do setor. As reuniões acontecerão entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

 

Conforme informações do Conexão Tocantins.



Temas recentes