30 de setembro de 2019

Gramado sedia a 5ª edição do Circuito Sicredi Pioneira de Energia Solar

A cidade de Gramado, localizada em uma região importante da serra do Rio Grande do Sul recebe a 5ª edição do Circuito Sicredi Pioneira de Energia Solar.

A programação do evento, que acontece dia 01/10, inclui palestra com especialista, simulações de projetos e apresentação de linhas de crédito em energia solar

Afina, o potencial para exploração de fontes renováveis e não poluentes com alta incidência da luz do Sol fazem do Brasil um mercado promissor para energia solar. Além disso, o país esta numa região propícia para o silício. A saber, a matéria-prima usada na produção de células fotovoltaicas. Portanto, responsáveis pela conversão da radiação solar em energia elétrica.

A energia fotovoltaica corresponde à 1,2% do total da matriz energética brasileira. Assim, do total de conexões no país, os sistemas fotovoltaicos são responsáveis por mais de 93 mil ligações na rede elétrica. Desse modo, um montante que representa a marca histórica de 1GW de potência instalada. O Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais aderiu à micro e à minigeração de energia solar. Afinal, são 12,2 mil unidades e 158,7 MW de potência instalada. Logo, fica atrás apenas de Minas Gerais que, hoje, é o estado com maior potência em geração distribuída de energia solar no país.

Circuito Sicredi Pioneira de Energia Solar em Gramado

Atenta a essa nova realidade, a Sicredi criou o Circuito Sicredi Pioneira de Energia Solar. Assim, o objetivo é fomentar o conhecimento sobre o tema. Logo, o evento não se restrige apenas aos associados. Mas, também às comunidades inseridas em sua área de abrangência. Gramado, da Região de Nova Petrópolis, sedia a quinta edição – que será gratuita e aberta ao público. O evento ocorre no dia 1º de outubro (terça-feira), a partir das 18h30min, no Auditório Araucária, da Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111). Na ocasião, o pesquisador da UCS e coordenador do GT de energia, petróleo e gás do APL MMeA da Serra Gaúcha, Tiago Cassol Severo, vai ministrar a palestra “Energia solar: vantagens e benefícios de um sistema sustentável e econômico”, às 19 horas.

A redução da energia residencial ou em empresas, que aderem ao sistema de energia fotovoltaica, pode chegar a 95%. Logo, mostrando-se uma alternativa financeiramente viável a médio prazo. Questões como essa e dicas de economia serão levantadas. Bem como, a possibilidade dos participantes simularem projetos (para suas casas e no âmbito profissional, levando suas contas de luz) e linhas de financiamento específicas junto ao Sicredi, que pode se tornar um parceiro na geração de energia limpa e sustentável.  Dentro da programação do evento, fornecedores de energia solar da região também estarão presentes para esclarecer dúvidas e interagir com o público.

As quatro edições anteriores do Circuito Sicredi aconteceram em Nova Petrópolis, Vale Real, Estância Velha e Presidente Lucena. Os próximos encontros estão programados para dia 22 de outubro, em Novo Hamburgo; 5 de novembro, em Caxias do Sul; e 12 de novembro, em São Leopoldo.

Conforme informações da ACI.

Conheça a NHS Solar.



Temas recentes