3 de março de 2019

Guarda-sol com Energia Solar protege do sol e ainda carrega o celular

Enfim, chegou a temporada do verão e por assim dizer, do guarda-sol. E para quem não pode ficar sem bateria no celular, mais uma solução se apresenta. Aliás, uma ideia simples, mas que promete tomar conta das praias brasileiras. Em meio ao mar de guarda-sóis que tomam conta das areias das praias Brasil afora, existe também uma grande oportunidade para geração de Energia Solar.

Em Maceió, placas de energia solar estão sendo instaladas nos guarda-sóis que ficam na praia. Aliás, esta é uma invenção dos alunos do Instituto Federal de Alagoas.

A energia vem de painéis solares de 20 cm que ficam na parte de cima do guarda-sol e permite carregar desde celulares até caixas de som e demais equipamentos que precisem de energia.

A ideia de gerar energia na praia de forma sustentável surgiu no laboratório do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas. O projeto está sendo desenvolvido por quatro alunos em parceria com prestadores de serviço que trabalham com o aluguel de cadeiras e sobreiros na orla.

Antes de colocar a ideia em prática, os alunos estudaram a necessidade dos barraqueiros e dos clientes. Logo, dimensionaram a placa de acordo com elas.

Projeto em andamento

Assim, o projeto está no seu inicio. Aliás, as placas estão em teste a apenas dois meses. Mas, já é possível verificar que, nos dias com muito sol, conseguem gerar energia na sua capacidade máxima. Colocados pelos barraqueiros de manhã e retirados de tarde, já é possível saber que a geração máxima de energia acontece entre 9 e 15 horas.

A energia gerada é suficiente para manter carregada as caixinhas de som ou celular, durante todo o período em que o cliente estiver na praia. Com isso, os alunos agora estudam agora uma forma de aperfeiçoar a ideia. Aliás, querem estar com o protótipo pronto até dezembro. Logo, devem expandir para toda praia de Maceió e sonham em ver o produto em todas as praias do nordeste.

 

Conforme informações da Ambiente Energia.

 



Temas recentes