4 de julho de 2019

Maior fazenda de energia solar do mundo é inaugurada nos Emirados Árabes

A Companhia de Águas e Energia dos Emirados Árabes inaugurou neste sábado, a maior fazenda de energia solar do mundo, a Noor Abu Dhabi. Só para ilustrar, são 3,2 milhões de painéis e a capacidade de produzir 1,18 gigawatts. Assim, o projeto é capaz de sustentar as necessidades de energia de até 90.000 pessoas. A iniciativa vem como uma alternativa para reduzir as emissões de CO2 no país. Afinal, é o 8° lugar na produção mundial de petróleo e pretende estabilizar a exploração, logo, ainda depende muito do combustível fóssil.

A nova maior fazenda de energia solar representa um corte de 1 milhão de toneladas de CO2. Ou seja, o equivalente a 200.000 carros fora das ruas, de acordo com a companhia estatal. Mas, apesar de ser um grande passo para a energia sustentável, o foco do país não deve sair do petróleo. Em março, a produção mensal do país chegou a 3.043 milhões de barris, e, de acordo com o Ministro da Energia, Suhail Al Mazroui, a exploração pode aumentar para 3.500 milhões se necessário. “Precisamos atingir os requerimentos para o nosso óleo, e ter certeza de que não será utilizado apenas para armazenamento”, afirmou.

A iniciativa da redução veio da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que pretende reduzir a oferta disponível no mercado mundial para aumentar o preço do petróleo bruto. Visto que, houve enfraquecimento da economia mundial e à produção excessiva da commodity pelos EUA. A continuidade desta redução será decidida hoje, dia primeiro, durante uma reunião em Viena; as intenções do presidente russo Vladimir Putin de continuar com a política já foram reveladas durante o G20 em Osaka, no mês passado. No entanto, o voto do Irã ainda é necessário.

Novo parque já é projetado

De fato, parece que o título de a maior fazenda de energia solar do mundo não vai durar muito tempo. Afinal, a Companhia de Águas e Energia dos Emirados Árabes Unidos tem planos de construção do parque Mohammed Bin Rashid. Conforme divulgação da empresa, a estimativa é de que o parque produzirá 2 gigawatts e deve ser inaugurado em 2020. Mohammed Hassan Al Suwaidi, diretor da empresa, informou ao Gulf News que a fazenda faz parte de um projeto do país para aumentar a participação da energia limpa. Afinal, a meta é aumentar as fontes de energia limpa para 50% da matriz energética até 2050.

Saiba mais sobre a NHS Solar.

Conforme informações da Mundo Conectado.



Temas recentes