10 de abril de 2018

Para quê servem os inversores solares híbridos?

Descubra como funcionam e quais as vantagens dos inversores solares híbridos, uma tecnologia inovadora e a nova aposta da NHS Solar.

 

Os inversores solares híbridos possuem duas funções principais: alimentar a rede com a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos e abastecer as cargas conectadas a ele – inclusive quando há queda de energia. Para entender o funcionamento dessa tecnologia, assim como os seus benefícios, precisamos relembrar como a geração de energia solar convencional é realizada e como operam os inversores solares on grid e off grid. Vamos lá?

 

Corrente alternada versus corrente contínua

Uma corrente elétrica é um fluxo de elétrons passando por um fio. Quando eles se movimentam em um único sentido, chamamos essa corrente de contínua; quando eles mudam de direção constantemente, chamamos essa corrente de alternada.

Usualmente a distribuição de energia nas residências é realizada pelas concessionárias na forma de corrente alternada – e é por isso que utilizamos os inversores solares, uma vez que a energia gerada pelas placas fotovoltaicas é contínua.

 

Sendo assim, quais são os tipos de inversores fotovoltaicos?

Agora que relembramos os princípios básicos da geração e transmissão de energia, vamos apresentar quais são os modelos de inversores fotovoltaicos e no que eles se diferem.

A principal diferença entre os inversores solares on grid e off grid é em relação à forma como estão conectados à rede. Enquanto o inversor solar off grid alimenta diretamente as cargas retirando a energia de um banco de baterias, os inversores on grid trabalham especificamente na rede, de maneira automatizada.

 

E os inversores solares híbridos, como funcionam?

Como o próprio nome já sugere, esse modelo apresenta características tanto on grid como off grid, ou seja, injeta energia na rede e, ao mesmo tempo, possui uma ligação com um banco de baterias, mantendo os equipamentos eletrônicos funcionando mesmo se a energia for interrompida.

Fazendo uma analogia, podemos dizer que os inversores solares híbridos são os “nobreaks” dos sistemas fotovoltaicos, tanto é que, num futuro próximo, quando a energia solar estiver bastante popularizada, poderá substituí-los.

 

Inovação com seriedade

A NHS Sistemas Eletrônicos é uma empresa nacional com 30 anos de experiência no segmento. Atenta às mudanças de mercado, apresentou, em agosto de 2017, o protótipo do Inversor Híbrido, em uma das maiores feiras da área que aconteceu em São Paulo, a Intersolar.

 

 

A ideia é que o consumidor identifique situações em que ele faria uso apenas de um nobreak ou inversor solar usual e vislumbre a possibilidade de, com pouco investimento adicional, utilizar um inversor híbrido, já que naturalmente a rentabilidade e utilidade serão muito maiores.”, explica Francisco Pugnaloni,H especialista em energia solar da NHS, em sua página no Pulse.

 

Para mais informações acerca de nossos produtos, entre em contato.



Temas recentes