30 de novembro de 2018

Prefeitura de Porto Alegre anuncia geração de Energia Solar para escolas públicas

A prefeitura de Porto Alegre e a Agência Alemã de Cooperação Internacional assinaram Termo de Cooperação para viabilizar investimentos em energia solar nos prédios municipais da rede pública estatal e não estatal de ensino. Porquanto, a iniciativa integra as ações do Projeto de Eficiência Energética nas Escolas Municipais. Posto que é um dos programas estruturantes da administração, e que prevê a instalação de placas voltaicas nas instituições. Assim, gerando economia na conta de luz e permitindo depois a ampliação do modelo para demais áreas do município.

O valor do projeto está estimado entre R$ 40 milhões e R$ 60 milhões contratados por financiamento externo. O termo de cooperação é o primeiro passo para a busca dos recursos. Afinal, a Agência Alemã, atua em conjunto com o Banco Europeu de Investimento em projetos de desenvolvimento sustentável. Além disso, disponibilizará sem custos à prefeitura, consultoria técnica especializada para construção do projeto.

“O termo servirá como um instrumento para alocarmos os recursos necessários. Pois teremos o apoio técnico para formatar o projeto básico. Após as escolas, deveremos expandir o modelo para os postos de saúde. Bem como, outros locais de prestação de serviços públicos”. Conforme destacou o gerente do projeto, o secretário municipal adjunto de Serviços Urbanos, Júlio Elói Hoper. Ele pontuou ainda o caráter transversal da iniciativa, que repercute no estruturante das finanças públicas municipais, beneficia a Secretaria de Educação, mas tem o protagonismo do Escritório de Resiliência da Secretaria Municipal de Relações Institucionais.

Programa ganha reconhecimento internacional

O prefeito em exercício Gustavo Paim salientou que o programa de Resiliência tem sido reconhecido internacionalmente e destacou que a expectativa para parceria com a Agência Alemã é de que seja um acordo replicável e permanente. “Queremos que possa ser administrado por qualquer gestão municipal e contar com a colaboração do corpo técnico nos permitirá dar continuidade ao programa”, diz.

O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, afirmou que os recursos economizados em energia elétrica nas escolas poderão ser reinvestidos nas próprias instituições e assim atender outras demandas. “É bastante simbólica a escolha da educação para estrear essa parceria, que deverá também contemplar as escolas comunitárias que funcionam em prédios da prefeitura.”

 

Conforme informações do POA24horas.



Temas recentes