Qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica? - NHS Solar skip to Main Content

Qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica?

Qual A Diferença Entre Aquecimento Solar E Energia Solar Fotovoltaica?

Pense em quantos aparelhos eletrônicos da sua casa ou trabalho são dependentes da energia elétrica. A começar por esse artigo que você está lendo no computador ou no smartphone. Todos eles precisam, uma hora ou outra, ser plugados na tomada para recarregar. E os chuveiros de casa, a água quente que sai da torneira ou a piscina aquecida do condomínio, já pensou na energia que demandam? A conta dessa necessidade vem no boleto que você paga todo mês.

Ao se decidir por instalar um sistema para captar a radiação solar e transformá-la em energia, começam a surgir muitas dúvidas sobre o assunto. Em primeiro lugar, uma das principais confusões é achar que aquecimento solar é sinônimo de energia solar fotovoltaica. Ambos utilizam o sol como fonte, mas são sistemas diferentes para objetivos distintos. Conheça a diferença antes de fazer sua escolha.

Aquecimento solar

É um sistema formado por coletores (as placas solares que geralmente vemos nos telhados) e reservatório. Transformaa energia do sol em água quente para uso em chuveiros, pias e piscinas. Assim, de forma didática, as placas coletoras são instaladas sobre telhados e lajes. E, como estamos no hemisfério sul, são dispostas na direção norte para captar a maior quantidade possível de radiação.

Assim, os coletores absorvem a radiação que passa por aletas, tubos de cobre em serpentina. Eles é que fazem o trabalho de transferir o calor para tubos onde existe água. Essa é aquecida e levada para o reservatório térmico chamado boiler, que a retém aquecida para ser utilizada no tempo apropriado.

Em resumo, para investir em um sistema de aquecimento solar, o consumidor precisa fazer o levantamento de quantas pessoas vão utilizá-lo, da duração e da quantidade de banhos diários e de quantos chuveiros ou torneiras vão fazer uso da água quente. O retorno do investimento, segundo os fabricantes, varia de dois a três anos após a instalação. Compensando o valor inicial de implantação, que possui vida útil de aproximadamente 20 anos.

Energia solar fotovoltaica

É um sistema que converte a radiação do sol em energia elétrica. Para isso, são instalados painéis solares no telhado, que captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica.

A partir disso, um equipamento chamado inversor transforma essa energia em corrente alternada. A energia gerada pode ser consumida imediatamente. Ela também pode ser devolvida para a rede concessionária de energia, transformando-se em créditos que devem ser utilizados em até cinco anos.

Por isso, é necessário também realizar uma avaliação técnica do seu consumo. Isso ajuda a dimensionar o projeto e, após aprovação da concessionária de energia, partir para a instalação das placas solares fotovoltaicas. Em geral, elas perdem apenas 20% da sua eficiência ao longo de 25 anos. Entenda o passo a passo para você começar a economizar na conta de luz.

Entre as vantagens dos sistemas fotovoltaicos da NHS estão o fornecimento de kits inteligentes, disponibilizados conforme sua necessidade, produtos testados individualmente, rede de fornecedores altamente qualificados, assistência técnica nacional, produtos à pronta entrega e certificados, além de suporte especializado e tradição no mercado. Conheça os produtos.

Se ainda restar dúvidas sobre qual economia você quer promover na sua casa ou escritório, fale com nossa equipe hoje mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top