7 de janeiro de 2019

Bilionários apoiam projeto de armazenagem de energia limpa

O laboratório secreto X da Alphabet, da Alphabet Inc, está desenvolvendo um projeto de armazenagem de energia limpa. Só para ilustrar, o projeto conta com apoio de bilionários, incluindo Jeff Bezos e Bill Gates.

A Malta Inc., a nova empresa independente, arrecadou US $ 26 milhões, liderados pela Breakthrough Energy Ventures LLC. Com isso, o fundo conta com Bezos, Masayoshi Son e Ray Dalio entre seus investidores.

Michael Bloomberg, acionista majoritário da Bloomberg LP, empresa controladora da Bloomberg News, também é investidora da Breakthrough e Gates é presidente do conselho.

Outros patrocinadores de Malta incluem a Concord New Energy Group, sediada em Hong Kong. Além disso, conta com a desenvolvedora de energia eólica e solar, e a Alfa Laval AB, uma empresa industrial sueca, disse X na quarta-feira.

O dinheiro ajudará Malta a desenvolver ainda mais um sistema que utiliza grandes cubas de sal fundido e líquido mais frio para armazenar eletricidade gerada por fontes variáveis, como a solar e a eólica.

A startup provavelmente precisará de recursos adicionais para construir uma instalação completa, de acordo com o diretor executivo Ramya Swaminathan.

Armazenamento de energia em escala

Representação da tecnologia de armazenamento de energia em escala de rede de Malta “O desafio que estabelecemos para nós mesmos é entrar na era do armazenamento com a próxima geração de tecnologia”, disse Swaminathan, que dirigia a Rye Development, uma incorporadora de projetos de energia renovável sediada em Boston.

O armazenamento de eletricidade produzida por fontes intermitentes está se tornando uma ferramenta fundamental para reduzir as emissões de carbono e combater o aquecimento global.

A Califórnia quer que toda a sua eletricidade venha de fontes livres de carbono até 2045. O estado vê até 30% de sua energia solar desperdiçada durante certas horas do dia. Logo, falta opções de armazenamento é uma grande parte disso.

Boom de armazenamento de energia

O sistema de Malta pode estar localizado em praticamente qualquer lugar. Incluindo perto de painéis solares e turbinas eólicas. Afinal, tem o potencial de durar mais do que as baterias de íons de lítio, disse Swaminathan. A empresa consideraria a China entre os possíveis locais onde localizaria um projeto piloto, acrescentou ela.

Os desenvolvedores de sistemas solares já tentaram usar o sal fundido de outras maneiras para armazenar o excesso de eletricidade, mas as aplicações em escala total continuam limitadas. A SaltX Technology Holding AB desenvolveu um sistema de aquecimento e resfriamento à base de sal.

A X do Alphabet já foi o lar de todos os experimentos de roda livre do Google. Incubando projetos de ficção científica como carros autônomos, drones de entrega e o computador portátil Google Glass. Desde 2015, quando o Alphabet foi formado, o laboratório reduziu os orçamentos dos projetos e corrigiu algumas de suas ambições.

Agora X projeta projetos com dois objetivos principais: tornar-se uma divisão autônoma de Alphabet Energyou se transformar em uma empresa independente. Além disso, outras opções incluem desligar ou se tornar parte do Google.

O Alphabet uma vez teve planos muito maiores em torno da energia. Porém, reduziu os esforços em favor de esforços menores como Malta dentro do X. Um projeto geotérmico chamado Dandelion se tornou uma startup autônoma em 2017.

 

Conforme informações do Ambiente Energia.



Temas recentes