15 de maio de 2023

Brasil entra no top 10 de países com maior geração de energia solar

Nos últimos anos, o Brasil teve um crescimento muito expressivo na geração de energia solar: 13% do total da matriz elétrica brasileira é de origem fotovoltaica atualmente, enquanto em 2020 esse número era de apenas 1,4%, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

O desenvolvimento de novas tecnologias, maior regulamentação do setor e o aumento dos investimentos são alguns dos fatores essenciais para isso ter acontecido.

As projeções são de que, nos próximos anos, a energia solar seja uma realidade para ainda mais brasileiros, tanto no setor empresarial quanto no residencial.

Mesmo com muitas expectativas para o futuro, o presente já merece ser comemorado, afinal o Brasil já se colocou entre os principais países do mundo quando o assunto é energia fotovoltaica.

Quer entender melhor como isso aconteceu e descobrir qual é a posição do nosso país no ranking dos que mais geram energia solar? Confira o conteúdo até o final.

Brasil segue como um destaque na geração de energia solar

Se há 3 anos a energia solar representava uma pequena parcela da matriz energética brasileira, hoje ela já ocupa a segunda posição e tende a aumentar ainda mais.

Ano após ano, o crescimento bate recordes e o país tem alcançado números bastante expressivos. Para se ter uma ideia, em 2021 o Brasil foi o 4º país que mais acrescentou energia solar no mundo, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA).

Esses números nos deixam à frente de países como Alemanha, Austrália, Espanha, Holanda e Japão.

Com essa consistência no desenvolvimento de novas soluções, o aumento na geração de energia solar e muito potencial a ser explorado, o Brasil já pode ser considerado uma das potências mundiais no setor.

Recentemente, o nosso país entrou no top 10 das nações que mais produzem energia solar.

No estudo realizado pela Irena (Agência Internacional de Energia Renovável), ficamos na oitava posição, à frente da Holanda e da Coreia do Sul.

Confira o ranking completo:

1º – China
2º – Estados Unidos
3º – Japão
4º – Alemanha
5º – Índia
6º – Austrália
7º – Itália
8º – Brasil
9º – Holanda
10º – Coreia do Sul

E ao mesmo passo que temos excelentes resultados, o trabalho não para: a potência instalada em território brasileiro já cresceu em relação ao que foi registrado pela Irena.

Nesse cenário com projeção promissora, fica claro que o setor de energia solar possui muitas oportunidades para serem exploradas.

Não quer perder nenhuma delas e contar com quem entende do assunto para alcançar os melhores resultados? Acesse www.nhssolar.com.br para conhecer as nossas soluções e entre em contato para desenvolvermos projetos incríveis juntos.



Temas recentes