23 de março de 2019

Cáritas Brasileira apoia e incentiva a produção de Energia Solar fotovoltaica na Paraíba

O Projeto Semiárido Solar executado pela Cáritas Brasileira, em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social. Apoiado pela Misereor da Alemanha, aposta na energia elétrica produzida a partir de luz solar.

Existe ainda um longo caminho a percorrer para conscientização e sensibilização dos governos locais e da população em geral, sobre a necessidade de mudanças de hábitos quanto ao papel das fontes de energias renováveis – biomassa e solar – para enfrentar as mudanças climáticas. Certamente, precisa transformar em politicas públicas a rica experiência dos movimentos sociais no que concerne à convivência com o semiárido.

No caso do Brasil, existem poucas instalações em residências e pequenos comércios. São um pouco mais de 20 mil instalações descentralizadas, representando pouco mais de 1 gigawatt de potência instalada. Valor ainda irrisório, comparado à potência total instalada, e prevista, de centrais fotovoltaicas – unidades centralizadas –, que começam a ser construídas principalmente no Nordeste brasileiro. Atenta-se assim, pelo desmatamento provocado, no bioma Caatinga, cuja situação é de extrema preocupação. Afinal, restam apenas 50% de sua cobertura original.

Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido da Paraíba

Projeto Semiárido Solar executado pela Cáritas Brasileira, em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, e apoiado pela Misereor da Alemanha, nos anos de 2016 a 2018, procurou trabalhar o fortalecimento de alternativas em áreas vulneráveis aos efeitos negativos das mudanças climáticas. Especialmente, em três municípios do semiárido paraibano: Patos, Pombal e Souza. As ações desse projeto foram bastante promissoras, conseguindo fortalecer esses municípios como pioneiros na inovação e uso de tecnologias energéticas.

Nesse projeto, a abordagem da questão das mudanças climáticas esteve intimamente conectada com a questão energética. Principalmente, no uso descentralizado das energias renováveis, em especial a solar fotovoltaica, gerando eletricidade a partir da luz solar. Foram várias as experiências implantadas beneficiando famílias, grupos e comunidades, com destaque para instalações de placas fotovoltaicas em empreendimentos comunitários, com geração de energia para despolpagem de frutas; captação de água para irrigação; uso eficiente da biomassa para redução do desmatamento da Caatinga – Implementação de fogão eficiente e biodigestores para produção do biogás e biofertilizantes. Foram desenvolvidos ainda, através de diversas capacitações, temáticas para alcance da eficiência energética – uso eficiente –, com envolvimento de representantes de poderes públicos para introdução de ações nas administrações municipais, parceiros e populações urbana e rural.

Autonomia das comunidades

O que sem dúvida se tornou essencial e vem orientando essas ações é a garantia da autonomia das comunidades atendidas, nessa região, fortalecendo o protagonismo, e efetivamente apresentando propostas concretas com relação à produção econômica e proteção ao meio ambiente. Neste sentido, o papel do projeto tem sido de atuar fortalecendo a capacidade de decisão dos grupos beneficiários. Assim, para que caminhem com independência, na construção de políticas e de ações públicas que atendam seus interesses.  Além disso,  promove uma articulação entre as entidades e organismos sociais que atuam junto às comunidades.

De toda forma, há sinais positivos de que cresce em todas as frentes de ação a percepção de que é fundamental a valorização das práticas autônomas. Relativizando, mas sem deixar de lado, as lutas que dependem da mediação de instituições governamentais e de políticas públicas. Afinal, as organizações da sociedade civil possuem um papel muito importante por serem laboratórios de políticas públicas. Igualmente, com ações capazes de transformar a vida das pessoas que vivem no semiárido.

Quer gerar Energia Solar ou ser um Integrador NHS?

A NHS Solar é uma divisão especializada em equipamentos e sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos. Aliás, uma marca que já nasce com toda a experiência de mais de 30 anos da NHS. Nossa operação foi projetada colocando você no centro das atenções. Por isso, oferecemos atendimento consultivo com agilidade, desenvolvemos kits personalizados, fabricamos e distribuímos equipamentos com a qualidade que você merece. O resultado é a valorização e crescimento dos profissionais do setor. Assim, temos a certeza para o consumidor final de estar adquirindo os melhores produtos. Fale conosco para maiores informações.

 

Conforme informações da Cáritas Brasileira.



Temas recentes