14 de abril de 2020

Energia Solar x Energia da Rede. Descubra qual oferece mais vantagens e economia.

Quando o assunto é geração de energia elétrica, são vários os motivos que envolvem a escolha da melhor alternativa para abastecer as casas ou empresas. Gestão de custo fixo e redução de despesas, energia limpa e renovável, investimento e retorno são alguns dos pontos analisados. E na escala de prioridade e maiores impactos, a economia sempre fica em primeiro lugar. A energia elétrica no formato atual (rede/cliente) é um dos formatos mais comuns de comercialização de energia no Brasil, funciona através de empresas que fornecem energia com origem em várias fontes. Temos uma matriz energética diversificada, mas pouco flexível para grandes oscilações de oferta/demanda e ainda dependente de algumas fontes poluentes com alto custo, como o carvão – acreditem se quiserem, temos mais energia de carvão na matriz elétrica brasileira do que de energia solar – e energia nuclear.

Quais são os impactos?

A energia gerada é vendida às distribuidoras, e estas vendem para o cliente final (empresas e residências). E você “cliente”, paga mensalmente uma fatura com custo elevado, sem ter outra alternativa. São vários os motivos para o aumento das faturas de energia ao longo do tempo, e não estão sob gestão direta dos empresários e cidadãos. Por exemplo, em uma crise como a que estamos vivendo. E não nos referimos neste caso ao Corona, mas sim a uma crise hídrica. Choveu muito menos do que o previsto em algumas regiões do Brasil nossa matriz elétrica tem grande parte de sua composição via geração hídrica (hidrelétricas). Desta forma a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) se vê obrigada a acionar as demais fontes de geração de energia. Normalmente, o reflexo disto é na sua conta de luz, além do impacto ambiental quando se tratar de fontes poluentes e não renováveis.

Quais as vantagens da energia solar?
A geração e abastecimento de energia com sistemas fotovoltaicos (energia solar), possui uma série de vantagens. A primeira é financeira, com economia de até 95% na sua fatura de luz. O segundo ponto é ter mais autonomia, não depender só da rede elétrica convencional, e sim ter energia solar como a sua principal fonte. Além de todos os benefícios e consequências positivas, sociais e ambientais. É uma opção inteligente sob o aspecto financeiro e
ambiental.
Mesmo sendo muito importante, o “preço” não pode ser o único fator decisivo na escolha da melhor fonte de energia. O fato de que o correto mapeamento, escolha dos equipamentos adequados e instalação ideal, podem acelerar o retorno do investimento inicial do sistema de energia solar (em média de seis anos). Além disso, quando realizado com profissionais e equipamentos de ponta, ganha-se no quesito segurança, tanto da instalação e solução, quanto na geração futura, pois após o período de retorno do investimento (payback), a geração de energia passa a ser lucro para
a empresa ou residência.

O sol é fonte renovável e inesgotável de energia, tem atual potencial de geração 167 vezes maior que as demais fontes existentes no Brasil (hídrica e eólica). Transformar isso em energia não gera emissão de gases que provocam o efeito estufa ou comprometem o meio ambiente. Além disso, empresas que buscam a sustentabilidade e que se preocupam com essas questões, valorizam a sua marca e são bem vistas no mercado financeiro, despertando a atenção de investidores.

É inteligente e necessário pensar na inovação e evolução de como geramos, consumimos e economizamos energia. Conte com a NHS Solar na decisão por um sistema de energia solar para sua empresa ou residência. Já são 32 anos de operação no Brasil, fazendo Energia do Seu Jeito!



Temas recentes