16 de maio de 2022

Ano de ouro para energia solar: conheça as projeções para 2022!

O mercado de energia solar está passando por mudanças bastante relevantes e que irão transformar a maneira como boa parte da população consome energia elétrica nas próximas décadas. Não é novidade que esse setor vem apresentando um enorme crescimento nos últimos anos. Afinal, a pauta da energia renovável veio para ficar e a tecnologia está tornando os equipamentos cada vez mais acessíveis.

Mas então por que 2022 será o “ano de ouro” da energia solar? Isso vai acontecer por conta do Marco Legal da Energia Solar (Lei n°14.300/2022) que foi publicada no dia 7 de janeiro de 2022 e que trouxe uma série de regras e também mais segurança para quem decidir instalar um sistema fotovoltaico.

Umas das regras diz respeito às tarifas que serão cobradas de quem produzir energia elétrica por meio de um sistema fotovoltaico. Está um pouco confuso? Calma que vamos explicar todos os detalhes.

Atualmente, quem possui um sistema de energia solar conectado à rede de distribuição (das empresas de energia) pode injetar a energia excedente na rede e receber créditos por isso. Ou seja, para cada 1kWh injetado na rede a pessoa recebe 1kWh de crédito na conta de luz. Essa regra continua valendo, mas só até o dia 7 de janeiro de 2023, ou seja, um ano após a publicação do Marco Legal.

Quem adquirir um sistema de energia solar até essa data manterá a regra e ficará livre de tarifas extras até o ano de 2045. E é por isso que esse é o melhor ano para comprar seu sistema de energia solar. Quem adquirir o sistema de energia solar após 07 de janeiro de 2023, passará a pagar tarifa para injetar energia elétrica na rede. Ou seja, não será mais 1kWh de crédito para cada 1kWh injetado na rede.

Dessa maneira, os subsídios concedidos ao sistema de geração distribuída estão sendo pagos pelos consumidores de energia por meio da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. Assim, o Marco Legal criou uma regra de transição para os próximos 6 anos:

15% a partir de 2023
30% a partir de 2024
45% a partir de 2025
60% a partir de 2026
75% a partir de 2027
90% a partir de 2028

Depois do período de transição, em 2029, os geradores de energia distribuída ficarão sujeitos às regras tarifárias estabelecidas pela Aneel. E é justamente por isso que 2022 é o ano para quem deseja ter seu próprio sistema de energia solar.
A NHS é uma distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e também fabricante do primeiro inversor híbrido no Brasil. Conheça nossos produtos.



Temas recentes