10 de abril de 2023

Energia solar no Brasil: descubra quais são os 3 estados brasileiros que mais produzem

A produção de energia solar no Brasil tem conquistado números cada vez mais positivos e isso é bom não apenas para o setor. A crescente é ótima para todo o país em se tratando da economia, matriz energética e preservação do meio ambiente.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), entre 2012 e março de 2023 foram investidos mais de R$ 125 bilhões no setor solar. Como resultado, foram gerados mais de 750 mil empregos e evitadas mais de 24 milhões de toneladas de CO2.

A tendência é de que, nos próximos anos, esses números cresçam ainda mais e certamente muitas novidades devem aparecer no caminho.Entre as principais razões para isso, temos a chegada de uma regulamentação mais adequada para o setor como um todo e também diversas políticas de incentivo estaduais.

Hoje vamos conhecer quais são os estados que lideram a produção de energia solar no Brasil.

Top 3 estados que mais produzem energia solar no Brasil

Segundo dados da Absolar de março de 2023, o Brasil conta com mais de 26 gigawatts (GW) operacionais. Para se ter uma ideia do crescimento registrado nos últimos anos, em 2020 o país terminou o ano com 8 GW.

O desenvolvimento é notado em diversas regiões do país e hoje temos três que se destacam:

1 – São Paulo

São Paulo lidera o ranking estadual de maiores produtores de energia solar no Brasil. A liderança é recente e foi conquistada em fevereiro de 2023.

Em março deste ano, o estado conta com mais de 270 mil sistemas fotovoltaicos instalados e 2,486 GW, segundo a Absolar. Em 2022, São Paulo registrou o maior acréscimo de capacidade no país, tendo como destaque a energia solar residencial.

Um dos grandes motivos para esses números positivos foi a aprovação do Decreto Legislativo 2.531/22. Com ele, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) concedeu a isenção do imposto para microgeradores, minigeradores e centrais de geração de energia solar.

2 – Minas Gerais

Minas liderava o ranking até o início de 2023, posição que ocupava desde o ano de 2016. O estado sempre teve um crescimento consistente e segue muito próximo de São Paulo entre os maiores produtores.

O estado de Minas Gerais tem uma potência instalada de 2,468 GW, de acordo com dados da Absolar de março de 2023.

3 – Rio Grande do Sul

Para completar o pódio dos maiores produtores de energia solar no Brasil, temos o Rio Grande do Sul. O estado possui 2,006 GW, registrando 11,1% do total da potência instalada do país.

Um dado interessante é que apenas os três estados citados ao longo deste post ultrapassaram 2 mil GW de potência instalada até o momento (março de 2023).

Com o crescimento tão acelerado no país, certamente outros estados vão ultrapassar essa marca e podemos até mesmo ter mudanças nesse ranking de maiores produtores.E tudo isso é sinônimo de muitas oportunidades no setor solar. Para você não perder nenhuma delas, pode contar com a NHS Solar.

Acesse nosso site e conheça as nossas soluções.



Temas recentes