2 de fevereiro de 2023

Energia Solar para indústrias: Veja como funciona

A energia solar para indústrias tem ganhado cada vez mais espaço no setor e não faltam motivos para acreditar que ainda existe muito a ser explorado.

Na área industrial o uso de novas tecnologias, máquinas e equipamentos eletrônicos é comum. Tendo isso em mente, fica claro que a energia é algo indispensável para conseguir alcançar os melhores resultados na produção.

Ao mesmo tempo, as tarifas de energia têm sofrido constantes alterações e aumentos, situação que gerou preocupação em muitas empresas.

É nesse cenário que a energia solar aparece como solução, já que garante energia de qualidade e um maior controle financeiro.

Confira o conteúdo até o final e conheça os principais benefícios que a instalação de um sistema fotovoltaico traz para as indústrias.

3 Vantagens da energia solar para indústrias

1 – Economia

Sem dúvidas um dos principais custos das indústrias é com energia. A alta demanda eleva os gastos e encontrar soluções para diminuí-los certamente faz parte do planejamento de empresas de diversos segmentos.

Esse é o primeiro benefício que a energia solar oferece, já que consegue gerar uma economia de até 95% na conta de luz. Isso se dá devido ao excedente de energia gerado pelos painéis solares que não são utilizados, retornando para a concessionária de distribuição da região, gerando créditos que são abatidos na fatura de energia.

Além disso, exige um baixo custo de manutenção e alta durabilidade.

A junção desses dois fatores traz para a indústria mais economia e também uma maior previsibilidade financeira. Os recursos que não forem gastos com energia podem ser investidos em melhorias de estrutura, maquinário, equipe e muito mais.

2 – Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto que deve ser prioridade em toda a sociedade e as indústrias são capazes de dar um grande exemplo para todos.
De acordo com dados da ABSOLAR, entre 2012 e janeiro de 2023 a energia solar foi responsável por reduzir a emissão de CO2 em mais de 33 milhões de toneladas.

Em seus processos de produção o setor industrial acaba emitindo o gás, mas ao adotar uma fonte renovável de energia consegue evitar que isso aconteça.

Reduzir a pegada de carbono além de fazer bem para o meio ambiente, também é um diferencial competitivo no mercado. Afinal, as questões sustentáveis tem se tornado um fator determinante para muitos consumidores.

3 – Confiabilidade

Para conseguir ter máxima eficiência na produção e evitar perdas as indústrias precisam contar com energia de alta qualidade e confiabilidade.

Investir em um sistema de energia solar é uma excelente opção para atender esses fatores, principalmente os sistemas híbridos com backup de baterias. Com a NHS Solar, você tem uma ótima solução que é o NHS QUAD Híbrido, um produto desenvolvido e produzido no Brasil.

Ele vai atuar conectado à rede elétrica fornecendo toda a energia necessária e caso haja quedas ou oscilações de energia, suas baterias serão acionadas para que a produção continue funcionando ininterruptamente.

Dica extra

Fique atento aos incentivos fiscais e as diversas opções de financiamentos de energia solar para indústrias.

Os incentivos podem variar de acordo com a sua região. Clique aqui e saiba mais sobre os financiamentos.



Temas recentes