5 de abril de 2022

O uso de inversor híbrido na área rural é autorizado pela COPEL

O ano de 2022 tem sido muito importante para o setor de energia solar em nosso país. Em janeiro, tivemos a criação do Marco Legal da Energia Solar, que trouxe conquistas importantíssimas para os clientes e empresas do ramo.

Agora, no mês de março, a Companhia Paranaense de Energia (COPEL), deu mais um passo importante a favor da geração de energia sustentável. A mudança é que agora os clientes da Copel foram liberados para instalar sistemas de energia solar que permitem o armazenamento de energia. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que agora o cliente da COPEL que possui uma unidade geradora conectada à rede de distribuição pode escolher qual energia vai usar, se à da rede ou a que foi armazenada em baterias. Isso é muito importante quando, por exemplo, acontece uma falha no fornecimento de energia pela concessionária de distribuição, as cargas essenciais permanecem energizadas através do backup de baterias.

E como o inversor híbrido na área rural entra nesse processo? Os inversores híbridos possuem duas funções, tanto a injeção de energia para a rede de distribuição, como o armazenamento através de um backup de baterias. A NHS foi a primeira empresa a desenvolver e fabricar um inversor híbrido no Brasil, que possui registro no inmetro como inversor on grid com backup de baterias. A Copel esteve presente no desenvolvimento do NHS QUAD Híbrido, acompanhando desde a fase de estudos do projeto até o registro do produto junto ao inmetro.

O impacto dessa autorização da Copel irá favorecer principalmente os produtores rurais que são muito prejudicados com a falta de energia, como a fumicultura e a piscicultura que dependem da energia de maneira constante.

Outra novidade importante é que o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) informou que estuda incluir os custos de implantação do sistema com o inversor híbrido nos financiamentos viabilizados pelo programa RenovaPR.

Segundo a COPEL, o Paraná possui 77.635 clientes que geram sua própria energia e estão conectados à rede da Copel pelo modelo da geração distribuída. E o número tende a crescer cada vez mais. Por isso, essa medida é tão importante para o desenvolvimento da energia solar no Estado.

A NHS Solar está pronta para essa novidade e possui a solução perfeita para atender diversos segmentos o NHS QUAD Híbrido. Então, se você deseja se beneficiar dessa medida da COPEL, acesse nosso site e saiba mais.

Assista a matéria no Globo Rural e conheça o nosso case do NHS QUAD Híbrido em Goiás.



Temas recentes