30 de julho de 2019

Mapeamento da Energia Solar no Brasil aponta crescimento de mais de 500 instalações por dia

Conforme mapeamento da ABSOLAR, o uso da tecnologia solar fotovoltaica vem crescendo com número expressivos.

A cada 24 horas, são instalados sistemas solares fotovoltaicos suficientes para abastecer mais de 500 residências médias brasileiras. Com isso, a tecnologia adicionou, em média, mais de um megawatt diário na rede elétrica no primeiro semestre de 2019.

De acordo com o mapeamento da entidade, a geração distribuída solar fotovoltaica praticamente dobrou de tamanho entre janeiro e julho deste ano em comparação com todo o histórico anteriormente instalado no País. A modalidade saltou de 50 mil sistemas no final de 2018 para 100 mil conexões até julho de 2019. Atualmente, mais de 108 mil unidades consumidoras já utilizam a fonte solar fotovoltaica para seu suprimento elétrico.

 

Mercado em desenvolvimento

Os investimentos acumulados em projetos de geração solar fotovoltaica somam mais de R$ 5,2 bilhões no país desde 2012.

Para o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, embora a geração distribuída solar fotovoltaica viva um crescimento importante no País, o mercado brasileiro ainda é pequeno e se encontra em fase de desenvolvimento. “O Brasil está 15 anos atrasado em comparação com os países desenvolvidos na área da energia solar fotovoltaica. Conforme mapeamento, a tecnologia atende menos de 0,13% das unidades consumidoras de energia elétrica do País. Logo, correspondem a um total de mais de 84 milhões de consumidores faturados pelas distribuidoras”, comenta.

Segundo o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o avanço da energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial. Além disso, o país possui um potencial imenso ainda a ser explorado. “Segundo dados oficiais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aproveitando apenas os telhados de domicílios brasileiros para gerar energia elétrica a partir do sol, a eletricidade produzida seria suficiente para abastecer em mais de duas vezes toda a demanda das residências do Brasil”, conclui.

 

Conforme informações da Absolar.

Conheça a NHS Solar.



Temas recentes