24 de abril de 2018

Metaltec e NHS: nossa energia gira em torno de você

Conheça a Metaltec, empresa parceria da NHS que desenvolve projetos customizados de energia solar para seus clientes.

 

No início desse ano, a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) divulgou um relatório que aponta o crescimento de investimentos em novos projetos de energia limpa ao redor do globo. Em relação a 2016, o crescimento foi de 3%, somando U$ 333,5 bilhões.

 

O documento também revelou que os investimentos em energia solar cresceram 18% no último ano, totalizando U$160,8 bilhões. Mais da metade desse valor corresponde ao mercado chinês de geração de energia, o que significa um aumento de 24% em relação a 2017. O continente europeu, por sua vez, investiu U$57,4 bilhões e os Estados Unidos U$ 56,9 milhões.

 

Já no Brasil, os investimentos em energia fotovoltaica também estão crescendo, boa parte deles graças aos programas de incentivo governamentais. Em 2015, por exemplo, o Governo de Goiás, por meio da Goiás Fomento, criou uma linha de financiamento de energia solar, chamada de Goiás Solar.  Além disso, este mesmo estado, assim como Pernambuco e São Paulo foram os primeiros a aderirem ao Convênio ICMS Nº 16/2015 do Confaz. ¹

 

Todos esses dados nos revelam um cenário promissor: cada vez mais pessoas estão apostando na energia fotovoltaica para seus lares e empreendimentos, tanto por ser uma fonte de energia limpa, quanto pelos benefícios financeiros oferecidos. Esse novo comportamento representa, também, uma oportunidade de mercado para engenheiros, pequenas empresas e profissionais liberais.

 

É o caso da Metaltec, empresa localizada em Florianópolis (SC) que, no início de sua atuação, em 2014, se especializou na instalação e na manutenção de reservatórios metálicos. Ao reconhecer na energia solar um forte potencial mercadológico, expandiu suas atividades  e se tornou uma empresa parceira da NHS.

 

 

Hoje, a empresa não apenas instala painéis geradores de energia fotovoltaica, como também desenvolve projetos customizados, ou seja, adaptados a realidade de cada moradia ou estabelecimento comercial. “O cliente não precisa se preocupar com nada. Do início ao fim do projeto, nós realizamos todas as etapas por ele”, comenta Jimmy Launteschlager, gerente de marketing e vendas da Metaltec.

 

Os projetos são executados da seguinte maneira:

 

1. Em um primeiro momento,  o cliente, já informado sobre os benefícios da energia solar, entra em contato para saber qual é o sistema fotovoltaico mais indicado para a sua residência ou empreendimento.

2. Utilizando um simulador, a Metaltec faz um estudo para avaliar a necessidade energética do cliente, ou seja, o quanto de energia ele consome e o quanto de energia os sistemas fotovoltaicos precisarão gerar para suprir a esta demanda, pagando o mínimo possível para a concessionária.

3. A Metaltec, então, desenha o projeto e pede autorização para central elétrica. Com o pedido autorizado, iniciam a instalação dos painéis e acessórios necessários para gerar energia solar.

4. Finalizando esta etapa, a empresa aciona a concessionária que, por sua vez, fará uma vistoria no local e irá verificar se tudo está conforme as leis.

5. Com o projeto instalado e aprovado, a central elétrica irá trocar o relógio medidor. Este novo modelo irá mensura o quanto de energia elétrica é consumida, o quanto de energia solar é gerada e o quanto de energia “extra” é devolvida para a rede.

 

Este processo deve durar cerca de 30 dias.

 

 

Mas além da economia e do compromisso com o meio ambiente, o que mais motiva as pessoas a investirem em energia solar? Para Jimmy Launteschlager, “Todos os clientes que atendemos querem produzir toda a energia que precisam para se tornarem, praticamente, autossustentáveis”, ou seja, a energia fotovoltaica representa, também, autonomia e independência.

 

Além disso, a instalação é rápida, descomplicada e não afeta a infraestrutura elétrica já existente. Outro ponto positivo é a durabilidade: os sistemas fotovoltaicos podem durar até 25 anos. Quanto ao retorno sobre o investimento, “a estimativa é de 4 anos”, afirma Jimmy.

 

Apesar de tímida em relação ao potencial que representa, a energia solar é uma das grandes apostas da NHS e de milhares de pessoas que acreditam que as energias limpas, renováveis e sustentáveis são a chave para um futuro melhor. Quer apostar?

 

¹ Fonte: Canal Jornal da Bioenergia


Temas recentes