27 de novembro de 2020

O futuro da energia solar fotovoltaica

O Brasil é um país com altíssimos índices de irradiação solar e, por isso, podemos dispor de um ótimo desempenho dos sistemas fotovoltaicos. Porém, o mercado de geração distribuída de energia solar ainda corresponde a apenas 2,26% de toda a matriz energética brasileira, de acordo com informações da ANEEL (Agência Nacional da Energia Elétrica). Enquanto que, nas outras fontes renováveis, o Brasil é liderança mundial: ocupa o 2º lugar na fonte hídrica, 2º lugar na biomassa e 8º na eólica.

Em 2019, o mercado teve crescimento recorde de mais de 212%. Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, o que corresponde a 15 mil empregos.

Alguns aspectos contribuíram para este crescimento, como por exemplo a crise hídrica que encareceu demasiadamente o preço da energia, incentivos governamentais por meio das linhas de financiamento de energia solar com prazos prolongados e juros mais baixos, além da diminuição do custo para aquisição dos painéis solares.

O mercado de energia fotovoltaica em 2020

Desde julho de 2020, o Brasil conta com 3 GW de potência instalada em energia solar. A expectativa inicial era que 4 GW fossem adicionadas até o final do ano. Esse crescimento será reduzido por conta dos impactos da pandemia da COVID-19 em todos os setores da economia brasileira e mundial.

A ABSOLAR acredita que a energia fotovoltaica poderá ter papel estratégico na retomada da economia, pois pode atrair bilhões de reais em novos investimentos privados, gerando milhares de empregos e aliviando os custos da energia elétrica para os brasileiros.

A associação ainda acredita que a adesão do país à ASI (Aliança Solar Internacional) – acordo intergovernamental que reúne as nações detentores dos melhores recursos solares do planeta, pode ampliar o protagonismo do Brasil no uso e desenvolvimento da energia solar. O pedido de entrada na ASI já foi encaminhado ao Congresso Nacional e aguarda a apreciação pelo Plenário do Legislativo Federal. A adesão não implicará em custos ou aportes de recursos por parte do governo brasileiro.

Seja parte deste mercado em ascensão

A NHS Solar atua há mais de 30 anos no mercado de Nobreaks inovando, trazendo mais sustentabilidade e oferecendo soluções completas e inteligentes para você e sua empresa.

A energia solar tem atual potencial de geração 167 vezes maior que as demais fontes renováveis existentes no Brasil. Empresas que buscam a sustentabilidade e se preocupam com questões ambientais valorizam a sua marca e são bem vistas no mercado financeiro, despertando a atenção de investidores.

Nossos parceiros têm benefícios exclusivos como suporte especializado, indicação de potenciais clientes qualificados, suporte de comunicação e marketing, toda a informação necessária no nosso Portal do Parceiro, além de treinamento com especialistas em sistemas de energia solar fotovoltaica altamente qualificados.

É necessário pensar na evolução de como geramos, consumimos e economizamos energia. Entre em contato com a NHS e seja nosso parceiro também!

Aqui, nós fazemos energia do seu jeito!

Para mais informações, acesse https://www.nhssolar.com.br/quero-ser-parceiro



Temas recentes