12 de julho de 2019

Políticas públicas visam desenvolvimento no semiárido através de Energia Solar

As políticas públicas que envolvem o setor de energia renovável no país estão se intensificando. Por exemplo, no norte de Minas Gerais, a produção de energia gerada a partir da geração distribuída tem sido utilizada como inserção social e também desenvolvimento regional.

Conforme o secretário de desenvolvimento econômico e agronegócio, Walter Moreira Abreu, atualmente a região do semiárido conta com um grande potencial de geração de energia solar fotovoltaica. Porém, ainda pouca utilizada.

“Se você observar o mapa do semiárido e sobrepor ao mapa do semiárido com desenvolvimento social você vai ver que onde tem mais insolação é menos desenvolvido no poder social e econômico. Afinal, isso porque até então esse excesso do sol era um adversário. Tanto das atividades produtivas como agricultura quanto a pecuária. Alem disso, a competitividade que tem hoje a energia solar fotovoltaica vem para substituir essas atividades tradicionais por atividades de tecnologia. Especialmente, aquela que a matéria prima é gratuita, que é sol” explica ele.

Políticas públicas e o desenvolvimento social

O desenvolvimento social e econômico que envolve o setor de geração distribuída a partir de fontes renováveis é muito importante. O secretário acredita que nas mudanças nas regras e leis que envolvem o setor nos próximos anos. Assim, o cenário deve se tornar ainda mais essencial. “Transformando essas normativas em lei nós podemos fazer da geração distribuída solar fotovoltaica o maior instrumento de inserção social da história das políticas públicas desse país” reforça ele.

Dentre os modelos de negócios citados por Abreu e que estão previstos para esse crescimento na geração distribuída no semiárido está o projeto de locação. Afinal, o pequeno produtor rural poderá locar seu telhado ou cobertura. Alem disso, o banco financia a compra dos equipamentos e o locatário se beneficia com os créditos gerados da produção. Outro modelo citado também é a presença de painéis solares em prédios públicos. Assim, gerando economia na conta de energia elétrica. Uma vez que, os mesmos consomem uma grande demanda e geralmente pagam caro por isso.

Conforme informações do Portal Energia Solar.

Conheça a NHS Solar.



Temas recentes