Quantos painéis fotovoltaicos preciso para abastecer a minha residência? - NHS Solar skip to Main Content

Quantos painéis fotovoltaicos preciso para abastecer a minha residência?

Quantos Painéis Fotovoltaicos Preciso Para Abastecer A Minha Residência?

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país possui hoje 37,1 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Desse número, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 76,7% do total. Entre os benefícios ao se instalar um sistema fotovoltaico, está a valorização do patrimônio. Outras vantagens são  a economia representada pela geração da própria energia e a contribuição para a sustentabilidade.

No entanto, uma das principais dúvidas desse público é a quantidade de painéis fotovoltaicos necessários para abastecer uma residência. Surgem questões que você precisa responder para tomar a melhor decisão:

  • Qual o seu consumo médio mensal de luz?
  • Qual o percentual de economia que você pretende obter?

Para calcular quantos painéis fotovoltaicos sua residência comporta, primeiramente, é preciso verificar a estrutura do imóvel. Quanto mais ele ficar voltado para o norte, melhor para reduzir o grau de sombreamento ao longo do dia.

Circulação de ar e superaquecimento

Outro cuidado envolve a circulação de ar para que os módulos não gerem superaquecimento. Para isso, o ideal é que a casa esteja em um local cujo entorno seja mais livre. E, como os painéis fotovoltaicos são fixados no telhado das residências urbanas, é preciso que essa estrutura seja reforçada para não colocar em risco a segurança, tanto dos painéis solares quanto dos moradores.

Da mesma forma, é importante verificar quanto espaço você dispõe no seu telhado, relação proporcionalmente direta com a geração de energia. Em geral, uma superfície de cerca de 10m2 pode gerar até 2kWp. Para gerar energia, o fator determinante é a potência total dos  sistemas fotovoltaicos instalados, que varia de acordo com cada localidade.

Para adquirir o sistema fotovoltaico para sua necessidade, analise a conta de luz atual e seu consumo mensal (kWh). Esse dado vai revelar o porte do seu sistema de energia solar. Vamos exemplificar:

Digamos que você more em um sobrado cujos moradores consomem 250 kWh por mês na cidade de Curitiba, onde o índice solarimétrico é de 3,72kWh/m². Você vai precisar de 8 painéis solares de 330wp instalados.

Após a instalação, o sistema fotovoltaico pode gerar 235 kWh e isso vai se refletir na conta de luz. No período em que a geração for maior que o consumo, o excedente será revertido em crédito para uso posterior.

Para começar a gerar sua própria energia, faça um levantamento de tudo que você precisa saber antes de comprar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica

Com tradição consolidada, a NHS utiliza sistemas fotovoltaicos  para uso residencial ou comercial. Confira aqui o passo a passo para você instalar painéis solares na sua casa. Se ainda tiver dúvidas, fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top