2 de outubro de 2019

Reino Unido Tem Primeira Linha Ferroviária Do Mundo Movida 100% A Energia Solar

O Reino Unido foi o primeiro no mundo a inaugurar uma linha de trem alimentada 100% por energia solar. Para abastecer a linha de trem, são utilizados aproximadamente 100 geradores fotovoltaicos solares localizados em uma fazenda solar.

Aliás, o governo do Reino Unido pretende erradicar até 2040 o uso de diesel de sua rede ferroviária. Assim, a Network Rail investiu pesado para eletrificar todas as suas ferrovias utilizando energia solar.

A energia gerada pelos painéis da fazenda seria capaz de abastecer, por exemplo, 20% da rede Liverpool Merseyrail. Bem como, 15% das linhas de trens em Kent, Sussex e Wessex.

Além de ser uma fonte limpa, a energia solar também traz menor custo para a geração da energia. Além disso, o Reino Unido também se prepara para modificar alguns trens para funcionar por meio de tanques de hidrogênio e células de combustível.

Especialistas ainda destacam que a energia solar fotovoltaica representa um novo cenário de oportunidades, onde todos os segmentos deverão aderir nos próximos anos devido as  vantagens.

O mercado cresce a cada dia, e outros países vem se destacando pelos esforços em utilizar energia limpa e sustentável em seus sistemas de transporte.

Neste mesmo movimento do Reino Unido, a Índia também inaugurou recentemente mais de 250 trens movidos a energia solar. A Indian Railways tem planos para possuir a primeira rede ferroviária totalmente verde em dez anos.

Logo, a energia solar fotovoltaica tem todas as características necessárias para se tornar a mola propulsora do próximo grande salto do dinâmico mercado livre de energia no curto, médio e longo prazo. Uma vez que, trata-se de um investimento com retorno garanto, tanto por questões financeiras, quanto para o meio-ambiente.

Conforme informações do Jornal de Boas Notícias.

Conheça a NHS Solar.



Temas recentes