7 de março de 2023

Saiba o que é microgeração de energia solar

A microgeração de energia solar é um tema que completou recentemente 10 anos de história aqui no Brasil. Ela nasceu a partir da regulamentação da geração distribuída, que permite a produção de energia na sua propriedade particular ou em regiões próximas. As principais fontes energéticas utilizadas nesse modelo são as renováveis, como a energia solar.

Confira a seguir como foi realizada a aprovação dessa prática pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Regulamentação da microgeração de energia solar

No ano de 2012 a ANEEL tornou regulamentada a geração distribuída de energia na Resolução Normativa Nº 482/2012. Nela, foi especificado o que seria permitido, o que era necessário fazer para aderência, limites e uma série de outras medidas para nortear o setor.

Nesse cenário, além da oportunidade para o consumidor produzir sua própria energia, um dos grandes benefícios foi a possibilidade de transformar o excedente do que era produzido em créditos para gerar economia na conta de luz.

Mesmo com essas perspectivas, ainda existia uma série de entraves para que o setor acelerasse o seu crescimento. Por isso, em 2015 foram realizadas algumas modificações na regulamentação e, a partir desse momento, a microgeração se tornou um negócio ainda melhor.

Mas e na prática, o que é a microgeração? A publicação da ANEEL define como microgeração distribuída:

“Central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utilize cogeração qualificada, conforme regulamentação da ANEEL, ou fontes renováveis de energia elétrica, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras”.

Esse tipo de projeto de energia é geralmente indicado para residências e empresas de pequeno e médio porte, porém tudo irá depender da sua demanda energética. Por esse motivo, é importante contar com especialistas para desenvolver um projeto que atenda às suas necessidades.

O prazo para a homologação junto à distribuidora é de cerca de 30 dias e uma vantagem da microgeração solar é que não exige um amplo espaço para a instalação.

Se interessou e quer saber mais? Clique aqui e vamos colocar o seu projeto de energia solar em prática agora mesmo.



Temas recentes