13 de julho de 2018

SEBRAE MG oferece consultoria para investimento em Energia Solar

Consultoria do SEBRAE

A utilização da energia solar é mais barata que a energia fornecida pelas concessionárias. Além de ser de uso renovável, é sobretudo sem prejuízo ao meio ambiente. E aí entra um novo projeto de consultoria do SEBRAE. A fim de auxiliar micro e pequenas empresas na geração de energia solar fotovoltaica, o Sebrae está oferecendo consultoria especializada. Inclui orientação para planejamento de usinas fotovoltaicas e custo subsidiado pelo Sebraetec, cobrindo até 70% do valor do projeto.

A iniciativa será apresentada hoje aos empresários da região interessados em investir no setor de energia solar fotovoltaica. Será realizada uma reunião de estudo às 15h no SEBRAE de Montes Claros, iniciando assim o projeto.

A consultoria abrange um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica Solar (EVTE), que reúne informações sobre eficiência energética, adaptação de infraestrutura para geração de energia solar, avaliação do potencial de energia solar térmica, usinas fotovoltaicas individuais e coletivas, e além disso, ainda fornece indicações de integradores de usinas.

Responsável pelo projeto de Energia Solar Fotovoltaica em MG, João Palmieri destaca a importância dos empresários atentos a essa tecnologia. “A implantação de micro e mini usinas de geração distribuída, de forma individual ou consorciada, possibilita o aumento da eficiência energética dos pequenos negócios, de tal forma que diminua custos e faça um bem ao meio ambiente”, enfatiza.

Potencial

A energia solar representa hoje 0,77% da oferta energética do país, enquanto a energia hidráulica, responde por 60% do consumo. (Conforme Matriz de Energia Elétrica divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL).  A previsão é de que em 2024, a utilização de energia solar fotovoltaica salte para 3,3%. Dessa forma, representando um aumento de 200 vezes com relação ao patamar atual. Em um ano, o número de conexões de micro e mini geração de energia tiveram um rápido crescimento. São aproximadamente 17.334 conexões registradas no país em 2017, contra as 5.040 ligações registradas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2016, um crescimento de 244% em um ano.

Parceria

A inserção competitiva e sustentável dos pequenos negócios mineiros na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica é alvo de uma série de ações cooperadas entre o Sebrae Minas, o Governo do estado e a Fiemg. Dentro dessa perspectiva foi assinado em abril do ano passado um protocolo de intenções entre Sebrae, Fiemg/Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), que prevê iniciativas em conjunto para o desenvolvimento do setor energético no estado.

As informações são da Agência SEBRAE de Notícias MG



Temas recentes