24 de maio de 2023

Sustentabilidade no agronegócio: entenda a importância deste assunto

A sustentabilidade no agronegócio é um tema cada vez mais importante, pois se trata de um setor que tem grande impacto no meio ambiente, na economia e na sociedade em geral, tanto de forma positiva quanto negativa.

É preciso levar em consideração os danos que a produção agrícola pode causar ao meio ambiente, como o desmatamento, a contaminação do solo e da água e a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo.

Diante disso, é fundamental adotar práticas sustentáveis para diminuir os problemas e também focar em um desenvolvimento mais ecológico para o setor.

Confira a seguir algumas medidas que podem ser tomadas e entenda mais sobre a importância delas.

Por que a sustentabilidade no agronegócio precisa ser discutida?

Como já mencionamos, o agronegócio é importante para diversas esferas sociais e o seu impacto em toda a sociedade é grande.

Por isso, é fundamental que seja praticado cada vez mais de forma sustentável, ou seja, de maneira que não comprometa o meio ambiente e o bem-estar das gerações presentes e futuras.

A sustentabilidade precisa ser discutida em três pilares: social, ambiental e econômico.

Geralmente o que mais nos vem à mente é a questão ambiental, mas não é somente ela que está relacionada ao agronegócio. Este é um trabalho que precisa ser feito de maneira integrada a fim de garantir os melhores resultados possíveis.

O que pode ser feito para tornar o agronegócio mais sustentável

É preciso incluir a adoção de práticas agrícolas que sejam eficientes, econômicas e ambientalmente corretas, como o controle de pragas e doenças, a rotação de culturas, a conservação do solo e da água, entre outras.

Os produtores também precisam garantir a segurança alimentar da população, pois a produção de alimentos de forma mais ecológica ajuda a aumentar a qualidade dos produtos agrícolas.

E para colocar todo este trabalho em prática, é preciso investir. Ano após ano, a tecnologia tem ocupado um papel fundamental nas produções agrícolas, muitas delas com o objetivo de melhorar algumas práticas.

Entre as principais, temos o controle na irrigação, maquinário que causa menos danos, estudos mais aprofundados sobre o solo e o uso de energia limpa.

As energias renováveis têm um papel fundamental em todo esse assunto. Com o aumento do uso de máquinas e tecnologias, o consumo energético também aumentou nas produções.

Para evitar que mais danos sejam causados ao meio ambiente, as fontes limpas são capazes de ajudar. A energia solar, por exemplo, além de contribuir para isso, também ajuda a reduzir os custos em até 80%.

Por fim, a sustentabilidade no agronegócio é fundamental para a competitividade do setor, pois os consumidores e os investidores estão cada vez mais exigentes em relação à conduta das empresas.

Portanto, as empresas que adotam práticas sustentáveis têm mais chances de se destacarem no mercado e de se manterem competitivas a longo prazo.

A NHS Solar pode ajudar negócios que estão em busca de mais confiança e qualidade para as suas produções por meio da energia solar.

Clique aqui e conheça o NHS QUAD Híbrido, uma solução que pode garantir que o agronegócio tenha sempre energia e, assim, evite perdas.



Temas recentes