2 de outubro de 2018

UNI-RN lança projetos de sustentabilidade com protótipo de Energia Solar

A capacidade de manutenção dos ecossistemas e a promoção do desenvolvimento socioeconômico são fatores condicionados à questão da sustentabilidade. Assumindo este compromisso sustentável, a UNI-RN estimula ações de educação ambiental de maneira interdisciplinar. Assim, unificando os pilares que compõem o ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.

O Núcleo de Educação e Gestão Ambiental: UNI-RN Sustentável em conjunto com a coordenação do curso de Engenharia Civil inauguraram a instalação de dois projetos de extensão desse curso: Automação da Irrigação da Horta Orgânica e Geração de Energia para o UNI-RN. Aliás, através de protótipos de Energia Solar e Eólica.

O primeiro projeto trata-se de uma instalação automática para irrigação da horta orgânica. Conforme estabelecida próxima a Casa Ecológica, no Campus do UNI-RN. A instalação permite que o sistema programe o tempo de irrigação de forma autônoma, reduzindo o desperdício de água. Assim, esse projeto recebe o apoio de alunos do segundo ano de graduação do curso de Engenharia Civil.

Já o segundo projeto, instalação de protótipos de energia solar e eólica, compete à geração de energia elétrica para os laboratórios do curso de Engenharia Civil. A energia é absorvida e gerada por meio de duas placas solares instaladas no ambiente do Campus. Além de uma turbina com hélice de geração de energia eólica.

Ambos os projetos recebem a orientação do professor Fábio Pereira, coordenador do curso de Engenharia Civil do UNI-RN. Ademais, estão inseridos nos programas do Núcleo UNI-RN Sustentável, coordenado pela chefe de gabinete Maura Marjorie, com apoio da gestora ambiental Mariana Nunes.

Com a ajuda do trabalho realizado pelo Núcleo, o UNI-RN alcançou em 2017 o 1° lugar, dentre as instituições brasileiras particulares, no UI GreenMetric Ranking, desenvolvido pela Universidade da Indonésia, onde são analisadas as ações de sustentabilidade promovidas pelas instituições de ensino superior.

 

As informações são do UNI-RN.



Temas recentes